Exposição fotográfica de mulheres negras destaca histórias de luta no seminário “Comunicação pelo fim da violência”

Banner Exposição Mulheres NegrasDurante o seminário “Comunicação pelo fim da violência contra as mulheres”, que acontece neste domingo, dia 2, a partir das 8 horas, será apresentada a exposição fotográfica “Mulheres Negras na história: do silenciamento ao brado”, organizada pelo Coletivo de Mulheres Negras Aqualtune.

A mostra conta com um belo acervo biográfico e iconográfico sobre mulheres negras que se destacaram na história capixaba e brasileira. Organizada com o objetivo de incentivar o conhecimento popular acerca da importância que a resistência dessas mulheres teve na construção de nossa sociedade e na luta contra o racismo e machismo, a exposição já circulou por diversos espaços públicos na Grande Vitória.

De acordo com o material de divulgação da mostra “Na memória coletiva oficial, a história das mulheres negras não existe por ter sido recorrentemente negligenciada. Dar visibilidade às contra-memórias sobre as mulheres negras significa não só romper com um monopólio da verdade histórica, mas também dar voz e autoridade ao segmento social e étnico que historicamente sempre esteve isolado e marginalizado: a mulher negra”.

Para Karina Moura, coordenadora do Olho da Rua, a exposição dialoga com o seminário na medida em que ambos trazem à tona o papel central da comunicação na construção dos discursos oficiais hegemônicos. “Ao abordar a temática de gênero e etnia, a exposição fotográfica pretende contribuir para a reconstrução dessa memória coletiva, dando visibilidade à mulher negra, ou seja, é um exemplo de como a comunicação pode ser utilizada para questionar as verdades estabelecidas, desnaturalizando preconceitos e opressões vivenciadas ainda hoje por uma parcela enorme da população”, ressalta Karina, uma das organizadoras da atividade.

A exposição ficará à mostra durante todo o seminário que acontece na Casa dos Direitos, localizada na Av. Paulino Muller, 200 – Ilha de Santa Maria, Vitória. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail contato@olhodarua.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s