Imagens da Rua

O projeto Imagens da Rua é realizado com o objetivo de utilizar a produção audiovisual como instrumento de formação da juventude de comunidades populares, oferecendo-lhe uma nova possibilidade de expressão e de intervenção na realidade a partir da reflexão sobre os diversos problemas sociais e opressões vivenciadas no cotidiano.

Trabalhamos com oficinas teóricas, técnicas e práticas, abordando temas relativos à comunicação popular, à linguagem audiovisual, à interpretação de imagens, ao vídeo como ferramenta de transformação e às diversas técnicas e formatos de vídeo digital.

Acreditamos que as diversas formas de produções culturais e comunicativas podem desempenhar um papel fundamental na vida da juventude e da comunidade, não apenas do ponto de vista da diversidade artístico-cultural, mas também no que se refere à inclusão social, garantia de direitos, promoção da igualdade e combate à violência. Alimentar o sonho de uma vida melhor, para si e para a coletividade, é uma das funções das atividades culturais. E, nesse aspecto, a produção de uma comunicação popular mais livre, horizontal, plural e democrática, revela-se transformadora da sociedade, das relações e dos sentimentos humanos, quando coloca em debate os diversos problemas sociais e opressões vivenciadas no cotidiano. Assim, em áreas marcadas pelo preconceito, pelas opressões e pela degradação das condições de vida, trabalhar com comunicação e cultura pode tornar-se uma poderosa ferramenta para a tomada de consciência do poder de transformação social desses jovens.

Portanto, mais do que simplesmente ensinar as técnicas de produção audiovisual, buscamos ampliar o repertório cultural desses jovens, bem como a percepção de que o mundo das artes não é apenas entretenimento, mas provoca também reflexão, questionamentos, aprendizados.

O projeto é finalizado com a realização da Mostra de Vídeos Populares na comunidade que acontece com o intuito de exibir os vídeos produzidos nas oficinas. O diferencial da Mostra é que buscamos inverter a lógica centro-periferia, ou seja, ao invés dos jovens moradores de comunidades populares terem que ir para o centro procurar programação cultural de qualidade ou espaços para divulgar suas produções, propomos que a própria comunidade organize uma atividade cultural de qualidade, capaz de atrair a participação de moradores tanto da periferia quanto do centro. A proposta é valorizar as produções que surgem de dentro das periferias e colocar em questão a idéia de que nas periferias do país não há produções de qualidade como nos grandes centros.

Uma resposta em “Imagens da Rua

  1. Show de bola esse projeto!!! Meus parabéns! Sei que talvez não seja fácil continuá-lo por muitos motivos, mas certamente vale a pena, o reconhecimento, o retorno, o alcance do objetivo certamente virá! MAIS UMA VEZ MEUS PARABÉNS E CONTINUEM SEMPRE…
    Shirley

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s